Alcance Da NBC TA 200
A referida norma trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais e explica a natureza e o alcance da auditoria para possibilitar ao profissional o cumprimento destes objetivos.
O objetivo principal da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão da opinião do auditor sobre a conformidade destas demonstrações, em todos os seus aspectos relevantes, com a estrutura dos relatórios financeiros aplicáveis na data vigente.
As normas brasileiras de contabilidade determinam que o auditor deve ter razoável segurança de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes, independente de serem causadas por fraude ou erro. A segurança razoável é um nível elevado de segurança que só pode ser conseguido quando o auditor obtém evidências confiáveise suficientes para reduzir a um nível imaterial de risco de auditoria. No entanto, deve-se lembrar que a segurança razoável de que trata a norma não é a segurança absoluta, pois existem limitações inerentes ao trabalho da auditoria, como o fato de que as evidências utilizadas para embasar a opinião do auditor são em sua maioria persuasivas e não conclusivas.
As revisões são planejadas e executadas utilizando o conceito de materialidade, isto é, são consideradas distorções relevantes aquelas que individual ou conjuntamente influenciem os usuários das demonstrações na ocasião da tomada de decisão. O auditor revisa os demonstrativos como um todo, assim, ele não é responsável pela detecção de distorções que não sejam materiais para as demonstrações contábeis como um todo.
Objetivos gerais do auditor e definições
Na condução dos trabalhos de auditoria, os objetivos gerais do auditor são: obter segurança razoável de que os demonstrativos como um todo estão livres de distorções relevantes, quer sejam