Magnetismo
HELLEN LORRANY
CAROLENE DE OLIVEIRA
33.01
O que massa coronal? Massa coronal é uma expulsão de gases em altas temperaturas e ionizados da superfície solar. Essas ejeções são erupções que, tais como os vulcões estão associados a eventos de acumulo de pressão em dadas regiões, no caso do sol, por onde é expelido o material pressurizado. Normalmente estão associados a manchas solares. A diferença de pressão e temperaturas das regiões internas e externas a mancha solar causam uma anomalia no campo magnético do sol.
Comente cinco efeitos de uma grande tempestade solar com ejeção de massa coronal pelo sol sobre a terra.
Haveria uma grande quantidade de eventos climáticos muito severos, como tempestades e furacões, além de terremotos e erupções vulcânicas. Porém, haveria um evento associado inusitado que seria a destruição de todos os equipamentos eletroeletrônicos sobre grande parte, ou mesmo a totalidade do planeta.
Segundo o vídeo, quais as quatro forças fundamentais do universo identificadas pelos físicos ?
A força gravitacional, a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca.
Quais as duas características fundamentais do magnetismo?
Atração e repulsão.
Por que ocorrem ejeções de massas coronais no sol? A reconexão magnética, fenômeno associado ao rearranjamento das linhas de campo quando dois campos magnéticos são orientados de modo que um está oposto ao outro, é a responsável pelas ejeções de massa coronal e pelas erupções solares. Esse rearranjamento é acompanhado de uma liberação súbita de energia armazenada nas linhas de campo originais.
No Sol, a reconexão magnética pode ocorrer em regiões de loops compactos de linhas de campo magnético. Essas linhas reconectam rapidamente em loops pouco densos, deixando uma hélice de campo magnético desconectada aos loops originais. A repentina liberação de energia nessa reconexão causa as erupções solares. O campo magnético