magnesio
O magnésio é de extrema importância para o nosso organismo, ele é responsável pelo funcionamento e equilíbrio das reações que ocorrem diariamente no nosso corpo. A carência desse mineral, prejudica e acarreta alterações na nossa saúde.
O magnésio é um mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento ósseo, utilizado na síntese de proteínas, no transporte de energia, está associada a ativação de muitas enzimas essenciais (todas as que necessitam de vitamina B1), para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, ajuda ao bom funcionamento celular, necessário para a atividade hormonal e em mais de 300 reações químicas que ocorrem diariamente no organismo. Tambem esta associada ao controle dos batimentos cardíacos, estimulação dos vasos sanguíneos, pressão arterial e contração muscular.
Alguns sintomas no organismo podem ser decorrentes da deficiência de magnésio, como anorexia, dores de cabeça tensionais, redução no crescimento, alterações de humor (ansiedade, depressão, nervosismo, insônia e hiperatividade), excitação excessiva dos músculos, tensão muscular intensa, dores no corpo e tremores. A deficiência de magnésio ou hipomagnesia ainda pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas da sociedade moderna, veja quais:
Hipertensão arterial: há uma relação inversa entre consumo de magnésio e níveis de pressão arterial, o que significa que uma ingestão inadequada pode promover aumento nos níveis pressóricos. A deficiência de magnésio prejudica a formação adequada de óxido nítrico, o que favorece uma vasoconstrição das artérias, e aumenta os riscos de hipertensão.
Diabetes Mellitus: A deficiência de magnésio pode promover alteração na via de sinalização da insulina, alterando o funcionamento adequado de seus receptores nos músculos. Além disso, a deficiência de magnésio pode levar a um aumento na produção de algumas citocinas inflamatórias, as quais podem elevar ainda mais o quadro de resistência insulínica, que é considerada um