Magia Dourada Sikhismo
Magia DouradaSikhismo
SIKHISMO
ORIGEM
A palavra "Sikh" significa "disciplina". Não há uma hierarquização na organização clerical da religião. Os cultos podem ser realizados nos templos ou em suas próprias casas, onde hinos de louvor são cantados e orações matinais são feitas. A figura do guru significa, para os sikhistas, o guia dos seguidores para sua libertação (Moksa). Os sikhistas adotam como textos sagrados o Guru Grant Sahib e o JanamSakhis, ou "Histórias da Vida", escrito 80 anos após a morte de Nanak, o fundador da religião (cuja origem é remontada à Índia do século XV).
HISTÓRIA
Fundado pelo Guru Nanak, nascido em 1469, o sikhismo religião predominante na Índia conseguiu, ao longo dos séculos, formar um corpo fiel de seguidores. Seus discípulos acreditam na unificação divina. Dessa forma, contestam o politeísmo dos hindus (por exemplo) e pregam a valorização do amor. Atualmente, estimase que no mundo existam cerca de 20 milhões de adeptos dessa religião. Os fiéis sikhs acreditam que sua religião é, além de tudo, um modo de vida.
SISTEMA DE CRENÇAS
Do hinduísmo vieram a aceitação das idéias do "sansara" o ciclo de renascimentos e do
"karma". Todavia, o sikismo é claro nas suas crenças na unidade de deus, rejeitando idolatria e qualquer adoração de objetos ou imagens. Possivelmente refletindo a influência das crenças islâmicas, Guru Nanak também opôsse ferozmente a discriminação com relação as castas.
Alguns dos ensinamentos do Guru Nanak são próximos das idéias do místico Benaras,
Kabir, que acreditava numa mística união com deus. Guru Nanak acreditava que deus é um, sem forma, eterno e além de qualquer descrição. Todavia, ele também via deus como presente em todos lugares, visível para qualquer um que tinha interesse em vêlo e essencialmente cheio de graça e compaixão. Guru Nanak