Artigo de meca nica
REDUÇÃO DE UM SISTEMA SIMPLES DE CARGAS DISTRIBUÍDAS
Mecânica dos Sólidos – Orientador: Francisco Lemos(francisco.lemos@pro.unifacs.br).
Palavras-chave: vetores, força, momento, força resultante, momento resultante sistemas, somatório, cargas, intensidade.
RESUMO Este artigo tem como objetivo desenvolver dois tópicos relacionados à disciplina Mecânica dos Sólidos, tendo como referência o capítulo 4, do livro Estática: Mecânica para Engenharia(10ª edição) de Russell C. Hibbeler. Reduções Adicionais de um Sistema de Forças e Momentos e Redução de um Sistema Simples de Cargas Distribuídas, respectivamente 4.9 e 4.10, são os dois tópicos a serem discutidos.
INTRODUÇÃO O momento de uma força pode ser definido pela medida da tendência de rotação, que é produzido por uma ou mais forças em relação à um ponto ou eixo, sobre um corpo rígido. A intensidade do momento pode ser obtido através da equação , onde o momento é igual ao produto da força pela distância. O d é o braço do momento, o qual corresponde à distância, perpendicular à força, de um ponto até a linha de ação da força ou ao eixo. A redução de um sistema de forças e momentos, sendo sistema de forças concorrentes, coplanares, paralelas ou de um torsor, pode ser feita com uma simplificação para uma única força resultante e um momento resultante. Através de um dessa redução é possível obter um sistema com uma única força resultante a uma distância de um ponto, a qual resultará em um momento. A redução de um sistema simples de cargas distribuídas é determinada através da intensidade e a localização da força resultante, sendo esta que determina o centro geométrico da área (centróide), a qual a linha de ação da força resultante passa.
DESENVOLVIMENTO
4.9 - Reduções Adicionais De Um Sistema De Forças E Momentos Momento de uma força está associado à tendência de rotação que uma força tem em torno de um eixo. Esse momento é calculado