Males que o excesso de carbono causa para a saúde e para o meio ambiente
De
Biologia
Nome: Jonatan Hisigal Moreno dos Santos.
Número: 15
1º B manhã
Índice
- Introdução
- Conteúdo
- Conclusão
- Bibliografia
Introdução
Nessa pesquisa, falarei um pouco sobre os males que o excesso de carbono causa para a saúde e para o meio ambiente, vou acrescentar um pouco mais, falando de alternativas para o controle desses males.
Males que o excesso de carbono causa para a saúde e para o meio ambiente
Alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, chuva ácida, possível desequilíbrio do efeito estufa com consequente elevação da temperatura da Terra, conjuntamente o derretimento de calotas de gelo e elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ecossistemas e paisagens.
Segundo estudo, a convivência do ser humano com a poluição implica em efeitos para a saúde, como alterações clínicas na população, ou seja, aparecimento de doenças respiratórias e cardiovasculares, principalmente em idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios. Entre os sintomas e consequências estão maior incidência de asma e bronquite, aumento das crises de asma e dor precordial (desconforto torácico), limitação funcional, maior utilização de medicamentos, aumento número de consultas em pronto-socorro e internações hospitalares e ainda grande prejuízo para economia com gastos na saúde pública. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimou que as pessoas, em seus 34 países-membros, estariam dispostas a pagar US $ 1,7 trilhão para evitar mortes causadas pela poluição do ar, sendo que esse tipo de poluição mata mais de 3 milhões de pessoas no mundo anualmente.
Alternativas para controle
No caso do CO2, o sequestro de carbono da atmosfera é a principal solução, seja ele natural ou artificial. As atuais técnicas de captura de carbono ou reproduzem ou visam reforçar as formas naturais. As formas artificiais são reflorestamento,