Madre zarife
25
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA - PROCESSO DE EVOLUÇÃO FÍSICA E MENTAL DO HOMEM E DA MULHER – (1ºANO – ENEM)
A origem da arte está na Pré-história, no Paleolítico Superior. Antes, no Paleolítico Inferior (de 50.000 a.C. até 30.000 a.C. aproximadamente), etapa obscura da evolução do quase-homem à condição humana primitiva, a utilização de ferramentas foi um dos aspectos básicos dessa transformação. Nessa fase, o orgão privilegiado foi a mão, tida por alguns antropólogos como “orgão essencial da cultura, iniciador da humanização” . Mas o que determinou para que esse quase-homem chegasse a desenvolver meios e criar a pintura e a escrita?. Em que momento evolutivo foi capaz de praticar tais maravilhas?. Para responder a essas indagações será necessário promover um pequeno debate que tentam explicar esse processo de evolução física e mental do homem e da mulher, o “CRIACIONISMO” e o“EVOLUCIONISMO".
Sem dúvida, um dos maiores mistérios da humanidade é a origem do homem e o porquê de nós sermos tão diferentes dos animais. O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem.
A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra toda a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos, inclusive a do homem. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a idéia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Diferentemente do criacionismo, o evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, o qual corresponde ao homem com suas características atuais.
Nessa transição evolutiva temos:
1. PLIOPITECO:
É considerada a raiz do homem e da mulher, vivia nas árvores a 8 milhões de anos a.C.