ASPECTOS GERAIS DO PENSAMENTO DE TOCQUEVILLE:
Tocqueville é mais liberal do que democrata. Para ele, democracia é a forma de governo em que todos participam da coisa publica; é o contrário de aristocracia.
Como liberal preza com demasiada importância a questão da liberdade e da igualdade. Sua preocupação fundamental acaba por se tornar se há meios de haver uma coexistência entre esses critérios e a democracia, como aquela existente nos EUA.
O processo democrático ele define como um constante aumento da igualdade de condições. Esse processo vai se dar diversamente em diferentes povos, conforme suas variações culturais. É a ação política desse povo que irá definir se essa democracia será liberal ou tirânica. Essa tirania é para Tocqueville um grande perigo que pode se desenvolver de duas formas: pela Tirania da Maioria quando há o aparecimento de uma sociedade de massa e o segundo através do surgimento de um Estado autoritário-despótico. Como a sociedade democrática preza mais a igualdade, com esta as pessoas se tornam mais individualistas, se desinteressam pela coisa pública, acabam concordando com o governo e sem perceber desembocam na tirania.
Tocqueville, mostra então que esses perigos podem ser evitados através de uma ativa participação política dos cidadãos e com a manutenção de instituições que dificultem o surgimento de um estado autoritário e mesmo de uma sociedade massificada. Essas instituições podem ser exemplificadas por uma Constituição que garanta a manutenção das liberdades fundamentais e etc.
A liberdade para Tocqueville, é extremamente frágil, e por isso precisa ser querida e protegida. Já a igualdade é inevitável por ser um anseio constante da humanidade e pode trazer, desse modo, constantes ameaças à liberdade através da Tirania da Maioria e do estado autoritário-despótico.
Dessa forma, ele chega a afirmar que o ideal liberal que tem base na independência da pessoa é inconciliável com o ideal igualitário pois este vai nivelar as pessoas