madeiras
INTRODUCAO
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações.
No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza. Este trabalho apresentará inicialmente as vantagens e desvantagens do uso da madeira seguido de suas características e propriedades, enfatizando as diferenças que existem entre as variedades existentes. A aplicação da madeira na construção civil também será exposta, indicando a espécie de madeira brasileira e o detalhamento do corte do tronco e algumas curiosidades sobre a madeira.
VANTAGENS DA MADEIRA
Elevada resistência mecânica (tração e compressão)
Baixa massa específica
Boa elasticidade
Baixa condutibilidade térmica
Isolante dielétrico
Baixo custo
Encontra-se em grande abundância
Facilmente cortada nas dimensões exigidas
Material natural de fácil obtenção e renovável
Grande diversidade de tipos DESVANTAGENS DA MADEIRA
Higroscopiscidade (absorve e devolve umidade)
Combustibilidade Deterioração Resistência unidirecional Retratilidade (alteração dimensional, de acordo com a umidade e a temperatura)
Ansitropia (estrutura fibrosa, propriedade direcional) Limitação dimensional (tamanhos padronizados)
Heterogeneidade na estrutura
CLASSIFICACÃO DAS MADEIRAS
As madeiras são classificadas no Capítulo 44 da NCM e sua classificação não é afetada pelos tratamentos necessários à sua conservação, tais como a cura (eliminação da seiva), carbonização superficial, emprego de revestimentos grosseiros ou a impregnação com creosoto ou outros agentes de conservação (alcatrão de hulha, pentaclorofenol (ISO), arseniato de cobre ao cromo ou arseniato de cobre amoniacal, por exemplo).
A classificação das madeiras também não é modificada quando são pintadas, tingidas ou envernizadas.
Madeiras Finas: São