MADEIRAS RESINOSAS
MADEIRAS
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.
Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.
O corte do tronco é feito aproveitando o interior da árvore de forma a responder aos vários fins a que ela se destina, tábuas, ripas ou barrotes.
Sua utilização em carpintaria, é uma das mais expandidas para construção de diversas estruturas. A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil.
A celulose constitui a estrutura de sustentação das paredes celulares da madeira.
A madeira seca contém em média 49 % de carbono, 44 % de oxigênio, 6 % de hidrogênio e
1 % de cinza.
A produção das madeiras se inicia com o corte das árvores e prossegue normalmente com a toragem, o falquejo, o desdobro e o aparelhamento das peças.
Ao analisarmos o interior da árvore verificamos que é formada pelo cerne, borne e casca, no centro há a medula, pequena coroa central também chamada madeira primária. No corte transversal também verificamos os anéis de crescimento.
Os nós afetam a resistência da madeira a rachas e quebras, assim como sua maleabilidade e flexibilidade.
Esses defeitos enfraquecem a madeira e afetam diretamente seu valor, principalmente para o uso em estruturas, onde a resistência é importante.
Podem ser considerados vivos ou mortos;
As madeiras podem