Madeira
2. As principais desvantagens na utilização de madeira são: Degradação, que ocorre pelas alterações em sua umidade, que pode ser contornada com processos de secagem artificial. Deterioração, causada pelos predadores, e é controlada com tratamentos de preservação. E também pela madeira ter uma marcante heterogeneidade e anisotropia, que é pelo seu próprio formato, sendo resolvido pelos processos de transformação.
3. O tronco de uma árvore é constituído por:
-Caule: que é o próprio tronco, ele é responsável pela sustentação do corpo da árvore.
-Casca: é o que protege o lenho. Ela é dividida em duas camadas: uma mais externa, a cortiça, e outra mais interna, o líber ou floema. Sendo a cortiça quem protege os tecidos mais novos da ação do ambiente.
-Câmbio: está situado entre a casca e o lenho. No câmbio ocorre a transformação dos açúcares e amidos em celulose e lignina, principais constituintes do tecido lenhoso.
-Lenho: É o núcleo de sustentação e resistência da árvore. É a seção útil do tronco para obtenção das peças estruturais. Em quase todas as espécies, o lenho se apresenta com duas zonas bem contrastadas: o alburno e o cerne. Alburno: tem cor mais clara, e é mais resistente. Cerne: está formado de células mortas, e tem uma cor mais escura. As alterações no alburno vão formando e ampliando o cerne.
-Medula: É o miolo central. E por ter tecido frouxo, mole e esponjoso, não tem nenhuma resistência mecânica nem durabilidade, por isso geralmente é tirado fora.
-Raios medulares: Ligam as diferentes camadas entre si e têm a função de transportar e armazenar a