Madeira como produto
MADEIRA COMO PRODUTO
PROFESSOR CARLOS PARCHEN
GUSTAVO NAGEL
LARISSA FIRMINO DE LIMA
LUANA YUMI YAMASHITA
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO
A madeira é uma matéria-prima extremamente importante no desenvolvimento da humanidade. Como produto, está associada a muitas aplicações, principalmente na construção civil por ser versátil e abundante na natureza. Embora culturalmente pouco valorizada no Brasil, a madeira esteve sempre presente seja em estruturas ou em auxiliares. Nesse trabalho serão apresentados aspectos gerais dos diferentes usos da madeira relacionados à construção civil. Serão expostas logo a seguir características do material, e aspectos positivos e negativos da utilização da madeira no âmbito da construção civil.
2. HISTÓRICO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Desde os primórdios, nossos antecessores já utilizavam árvores como moradia, porém as grutas ou moradias construídas se tornariam mais eficientes. Nesses tempos da madeira, já começavam a serem introduzidos os conceitos construtivos primários (Pilares,
Vigas, etc.). Impossível descrever a história da madeira sem especificar cada civilização, mesmo porque cada uma determinava por caminhos distintos os usos que dariam a madeira, dependendo muito, por exemplo, dos diferentes climas, diferentes condições do terreno e cataclismos.
O ser humano percebeu neste elemento uma fonte de intermináveis aptidões: A madeira flutua, portanto surgiram dela os primeiros barcos; e é fácil de trabalhar, logo esculturas, utensílios domésticos e de trabalho foram criados.
Algumas civilizações destacaram-se no uso da madeira em construções. O Extremo oriente trabalhou com uma arquitetura leve, mas feita para suportar os terremotos frequentes, com encaixes resistentes. Em contrapartida, nos países europeus, foram erguidas construções com paredes de grande largura, a fim de isolar o frio.
Até os dias de hoje, a experiência no uso da madeira só aumentou, bem como a ciência por traz desse material também se