Madara
“A medicina tradicional chinesa é muito mais do que uma prática médica. No conceito ocidental quer dizer “arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças”. O objetivo das terapias baseadas na medicina tradicional chinesa é compreender os fatores que proporcionam ao individuo o seu desequilíbrio energético e fazer com que a fluidez da energia seja restabelecida, obtendo assim o equilíbrio. No Brasil essa prática foi trazida principalmente pela imigração japonesa que inseriu o shiatsu e a acupuntura há mais de cem anos no país.
O taoísmo é tudo o que existe, e ao mesmo tempo, o nada. É o princípio da unicidade. A palavra tao pode ser traduzida de diversas maneiras. De acordo com a literatura é traduzido como “orientação da mente” ou “o caminho para a mente espiritual”, ou como alguns escritores preferem: “o caminho para a imortalidade”. O Taoísmo utiliza o conceito da ciência mítica, cosmologia, tchi kun, meditação, poesia, filosofia para que o indivíduo, através do autoconhecimento, torne-se um com o universo.
Elementos do Taoísmo:
→YIN e YANG: É a conceituação e o estudo da dualidade energética.
→MUDANÇAS CÍCLICAS: Conceito básico do taoismo e da medicina tradicional chinesa.
→WU SHING: É a teoria dos cinco elementos (ou movimentos), aprenderemos mais sobre esta teoria nas páginas a seguir.
→VEIAS DE DRAGÃO : São linhas invisíveis que fazem a união do yang puro, e do yin puro. O Yin (feminino) e o Yang (masculino) são representados como dois dragões entrelaçados ou um dragão e um tigre. Essas duas substâncias ou polaridades usam como meio para se combinar as chamadas Veias do Dragão, isto é, linhas invisíveis cuja função é parecida com a dos canais psíquicos (nadis, plexos e chacras) dentro do corpo humano, criando as dez mil coisas do mundo.
Os taoístas observaram que em certos lugares existem essas veias de dragão, por onde flui Yang tch (vitalidade Cósmica) que vai ao encontro de Yin tchi (vitalidade