madagascar
1Faculdade de Educação, USP, São Paulo
1. Objetivos
As questões do ambiente e animais sempre estão presentes no currículo de Ciências1, no entanto algumas vezes nas séries iniciais esse currículo fica para segundo plano, pois é necessário fazer com que o aluno desenvolva a habilidade de ler, escrever e contar.
Levando em conta essa questão, a intenção desta pesquisa é trabalhar o currículo de ciências articulada com a linguagem oral e escrita, utilizando um filme infantil com fim comercial.
2. Métodos
Nesta etapa da pesquisa esta sendo realizada uma análise do filme “Madagascar” onde selecionamos algumas cenas por temas, uma vez que a justaposição de trechos de imagens ou cenas é possível criar novas relações, novos significados que antes não existiam. Buscamos também realizar a análise2 em três fases, com isso procuramos explorar ainda mais a cena.
• Qual o formato da cena? Sensibiliza? Que apelo tem?
• Transcrição do diálogo, (levantamento do conteúdo).
• Quais os elementos que podem ser utilizados em sala de aula.
3. Resultados parciais
Compreendendo e reconhecendo a importância de um recurso audiovisual dentro da sala de aula é que buscamos articulá-lo com o desenvolvimento da questão dos seres vivos – animais e vegetais – estudando-se suas características e hábitos – alimentação e locomoção – em relação ao ambiente em que vivem. Comparar ambientes diferentes – floresta, rio, lago, plantação e cidade – buscar componentes comuns e particularidades. No trecho transcrito pode- se discutir a diferença de ambiente natural e artificial.
PINGUIM – Já viu algum pingüim correndo solto por Nova York?
PINGUIM – É claro que não! Nosso lugar não é aqui, não é natural! Isso é uma conspiração totalmente bancada. Nós estamos indo pro espaço aberto da Antártica! Para a natureza! (os pingüins se cumprimentam)
MARTY – Natureza!? Será que dá para