Macrotendências Verão 2015
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
BACHARELADO EM MODA, DESIGN E ESTILISMO
MACROTENDÊNCIAS VERÃO 2015 TERESINA-PI
2014
INTRODUÇÃO
Desde o seu surgimento no século XIV, a moda se baseia nas ideias de mudança e movimento. No entanto, essas mudanças de estilo não são apenas variações estéticas aleatórias e acidentais. Elas representam tendências, que são uma inclinação do coletivo e, orientadas pelos comportamentos sociais, sustentam a dinâmica da moda ao influenciarem os hábitos de consumo. (BOSA, 2011)
Para Caldas (2006, p. 32), a tendência é “um possível desdobramento do presente em direção a um ponto futuro conhecido antecipadamente”. Moreira, Cezar e Ruduit defendem que a análise de tendências permite identificar “mensagens sociais que podem influenciar no hábito de consumo”, ou seja, “a abstração de conceitos comportamentais intangíveis pode ser direcionado ao desenvolvimento de bens materiais” (MOREIRA; CEZAR; RUDUIT, 2010, p. 4). (BOSA, 2011)
Na visão de Caldas (2006, p. 69-70) os objetos passaram a representar a identidade do consumidor e “os produtos das assim chamadas ‘artes aplicadas’ (interiores, objetos, joias e roupas) refletem um ‘espírito do tempo’, definido em função de [...] um comportamento social”. (BOSA, 2011)
Sendo as tendências de moda tendências sociais, o marketing tem se dedicado cada vez mais à sociologia a fim de identificar, por meio de pesquisas de comportamento, os movimentos econômicos, sociais, políticos, estéticos e culturais que oferecerão oportunidades de inovação para o mercado. Assim, os estudos de comportamentos possuem a função de atender os desejos do consumidor e servem de inspiração para os criadores. (TRÍAS EQBES e KOTLER, 2011, P. 69)
Em geral, existem quatro tipos de tendência. As macrotendências representam comportamentos mais duradouros e estáveis de uma geração, refletindo transformações mais lentas