macronutrientes
A NUTRIÇÃO: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
HISTÓRICO E PANORAMA ATUAL DA CARREIRA DE NUTRICIONISTA NO BRASIL
No início da década de 1940, a profissão de dietista surgiu no Brasil com a responsabilidade de prestar assistência ao paciente por meio da alimentação, sendo, somente em 1962, reconhecida com a condição de curso de graduação, por meio de um parecer do Conselho Federal de Educação. Apenas em 1967, a profissão, que passou a ser chamada de nutricionista, foi regulamentada 1,6,9.
Em diferentes países, a profissão assume interpretações distintas, principalmente em relação à legislação que estabelece a forma de atuação do profissional e a fiscalização de suas atividades 4.
De acordo com Vasconcelos (2002), a trajetória da profissão de nutricionista, no Brasil, adota um recorte em quatro fases distintas. A primeira, denominada de Fase da Emergência da Profissão (1939 a 1949), marcada pela criação do primeiro curso de Nutrição na Universidade de São Paulo. A segunda fase, chamada de Consolidação da Profissão (1950 a 1975), caracteriza-se tanto pela ampliação do número de cursos, de nutricionistas e de áreas de atuação, quanto pela luta para regulamentação da profissão. A terceira fase, conhecida como Evolução da Profissão (1976 a 1984), se destaca pela instituição do 2° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN) e pela criação dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas. A quarta e última fase, da Reprodução Ampliada (1985 a 2000), se caracteriza pelo crescente processo de mobilização e politização da categoria, que resultou na realização de importantes eventos técnico-científicos10.
O campo de atuação do nutricionista tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos. Esse profissional conquistou espaço no mercado e, cada vez mais, se insere em setores e serviços diferenciados, exercendo papel fundamental na promoção da saúde e na qualidade de vida 7.
Os cursos se encontram em rica expansão, contribuindo na diversificação das