Macromarketing
ENSAIO
Luiz Carlos dos Santos
Mestre em Administração Mercadológica e Estratégica pela Universidade Federal de
Minas Gerais. Autor de vários artigos publicados nacional e internacionalmente,
Executivo Sênior do setor financeiro há mais de 15 anos. Atualmente envolvido com pesquisas na área de excelência na entrega de serviços.
E-mail: pistico@bol.com.br
Recebido em: 15/07/2003
Aprovado em: 29/10/2003
RESUMO
Apesar de as práticas do marketing existirem há séculos (BROWN, 1995: 4), discussões acerca dos domínios da disciplina e de suas funções como ciência datam de 50 anos, aproximadamente. Tais discussões ganharam contornos de maior complexidade e importância social com o surgimento da teoria do comportamento do consumidor, da teoria ativista e da teoria do macromarketing, as quais integram as chamadas escolas não-interativas-não-econômicas do pensamento de marketing. Essas escolas representam uma dramática reorientação para o pensamento de marketing, uma vez que incorporam à disciplina estudos ligados às influências psicológicas, sociais e comportamentais no contexto do marketing, provocando controvérsias ainda não plenamente equacionadas. Nesse contexto, a escola macromarketing do pensamento de marketing merece destaque pela relevância dos temas de que se ocupa, entre os quais: o papel e a influência do marketing na sociedade, a influência da sociedade no marketing, marketing e ética, marketing e responsabilidade social, marketing e qualidade de vida, marketing e consumerismo. Neste artigo, exploramse com maior profundidade os fundamentos, a natureza, os domínios e as tendências da escola macromarketing do pensamento de marketing, com o objetivo de contribuir para uma maior compreensão da teoria de marketing como um todo.
Palavras-chave: teoria do marketing, escola macromarketing do pensamento de marketing, papéis do marketing na sociedade.
ABSTRACT
Although marketing