Macroeonomia
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ADMINISTRAÇÃO – ECONOMIA I
MACROECONOMIA
A macroeconomia trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produto nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moedas e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
POLÍTICA MACROECONOMICA
A política macroeconômica é integrada pelo conjunto de medidas governamentais destinadas a influir sobre a marcha da economia no seu conjunto.
METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
São as seguintes as metas de política macroeconômica:
1) Alto nível de emprego (estabilização do nível de atividade e do emprego);
2) Estabilidade de preços;
3) Distribuição de renda socialmente justa;
4) Crescimento econômico.
As questões relativas ao emprego e inflação são consideradas como conjunturais, de curto prazo, constituindo-se nas chamadas políticas de estabilização, enquanto as outras são de longo prazo.
1) A QUESTÃO DO ALTO NÍVEL DE EMPREGO:
Com o surgimento do sistema capitalista de produção e conseqüente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e venda de serviços de mão-de-obra, representando o local onde trabalhadores e empresários se confrontam e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salários, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho.
A ATIVIDADE ECONÔMICA E O COMPORTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho não pode ser analisado isoladamente do contexto da economia. As modificações das principais variáveis que o determinam