Macroeconomia
a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.
PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?
Expansão, pois o país teve um aumento de serviços e bens durante esse período. É desejável que uma nação tenha um PIB em crescimento, pois um país que produz mais tem mais condições de suprir as necessidades de sua população. Assim, o maior desafio do governo é fazer a economia do Brasil crescer mais rapidamente. A retomada do crescimento é o grande assunto econômico da atualidade. Existe uma relação direta entre o nível de produção de uma economia e o nível de emprego: quanto mais as empresas aumentam sua capacidade produtiva, mais elas necessitam contratar funcionários (embora nem sempre), e mais elas precisam comprar matérias-primas, máquinas, equipamentos etc.
2. O PIB tem a seguinte composição:
PIB = C + I + G + (X-M)
O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruim para o crescimento econômico? Explique.
R: X-M representam a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim, pois significa que o que o país produziu internamente não atende a demanda interna , sendo