Macroeconomia
Polyana de Oliveira 112108
Relações Internacionais – Noturno
Renda e despesa da economia
Para julgar o sucesso da economia, é natural observar a renda total gerada na economia. Esta tarefa é do Produto Interno Bruto (PIB).
O PIB mede duas coisas simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. A razão pela qual o PIB pode medir duas variáveis ao mesmo tempo é na verdade essas duas coisas são iguais. Para a economia como um todo, a renda deve ser igual a despesa.
A razão pela qual a renda de uma economia seja igual à sua despesa é que cada transação tem duas partes: um comprador e um vendedor. Portanto, a transação contribui tanta para a renda quanto para a despesa da economia.
Podemos calcular o PIB de duas maneiras: somando a despesa total das famílias ou somando as rendas pagas pelas empresas. Como todas as despesas da economia acabam sendo renda de alguém, o PIB é o mesmo, independentemente de como seja calculado.
A economia real é mais complicada, pois as famílias não gastam toda a sua renda. As famílias pagam parte da sua renda ao governo na forma de impostos e poupam e investem parte da sua renda para uso futuro.
O cálculo do PIB
O Produto Interno Bruto é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período.
O PIB tenta ser abrangente, Inclui todos os itens produzidos na economia e vendidos legalmente nos mercados. Inclui o valor de mercado de serviços de moradia proporcionados pelo estoque de residências da economia.
O PIB inclui tanto bens tangíveis quanto serviços intangíveis. Só inclui o valor dos bens finais.
Portanto itens são incluídos no PIB de uma nação quando são produzidos internamente, sem levar em consideração a nacionalidade do produtor.
Podemos concluir que o PIB é um bom indicador de bem-estar para a maioria dos propósitos, mas não para todos. È importante ter sempre em mente o que está incluído no PIB e o