macroeconomia
3.1 OBSERVATÓRIOS REGIONAIS
A região em pesquisa, tendo em vista o trabalho, é um grande polo de produção de medicamentos. O grande diferencial que ele (o setor farmacêutico) apresenta é que não há ociosidade e saturação. O setor opera em sua capacidade e cresce proporcionalmente com a demanda e está preparado pra mais desafios. Isto não ocorre em muitas regiões de nosso país. A grande questão desafiadora é que nos demais Estados, também não se veem perspectiva deste setor crescer e atender sua população. Nossa indústria regional farmacêutica tornou-se uma grande fornecedora para a nossa federação.
Cidade local escolhida. Dados referentes:
ITAPIRA-SP
3.2 INFORMAÇÕES RELEVANTES
HABITANTES 72.000
MULHERES 34.587
HOMENS 33.950
PIB PERCAPITA R$27.568,64
PIB LOCAL 1.900.416,37
NÍVEL DE EMPREGO 26.549
PARTICILARIDADE DA ECONOMIA: INDÚSTRIAS, COMÉRCIO E SERVIÇOS. (Com destaque maior no setor das indústrias).
RENDA MENSAL R$ 890,00
*OBS. O interior pesquisado tem demonstrado uma melhora no setor de saúde, devido á iniciativas na medicina preventiva e também as crianças com ocupação total nas escolas ao qual saúde tem se tornado uma preocupação nesta área. Isto foi uma iniciativa pioneira em que trouxe resultados positivos significativos.
3.3 DESENVOLVIMENTO REGONAL DA ATIVIDADE SETORIAL
Em se tratando da complexidade do setor em seu campo de pesquisa, percebe-se que a nossa região, como dito anteriormente, não conhece o que é crise nesse setor. Já se pode questionar se o setor irá saturar ou não ter mais onde crescer, mas ao que tudo demonstra o setor irá crescer a taxa de 2 dígitos no últimos 20 anos. Vale ressaltar que no interior pesquisado cresce junto também o setor de cosméticos ao qual este acompanha o setor de saúde e bem estar. Pequenas empresas nessa área tem se tornado grande, exportadora de sua produção.
3.4 DISCUSSÕES ANALÍTICAS (EM REFEÊNCIA À PESQUISA) IDÉIAS
No tocante as