macroeconomia
Macroeconomia é o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.
A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.
Um macro economista, pode estudar: os efeitos dos empréstimos feitos pelo governo federal; as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo; políticas alternativas para promover a elevação do padrão de vida da população. Exemplo, um macro economista pode estudar os efeitos de um corte no imposto de renda sobre a produção geral de bens e serviços. Para analisar essa questão, ele precisa levar em consideração a maneira pela qual o corte do imposto afeta as decisões das famílias sobre quanto gastar em bens e serviços.
Quais os motivos que levaram seu surgimento? Qual sua importância?
Foi a partir da década de 1930 que a macroeconomia ganhou grande impulso, mas mesmo antes desta década, ela já existia, o que ocorria era o domínio da microeconomia. Dois eventos proporcionaram esse “surgimento” da macroeconomia. No campo teórico, foi a publicação do livro “Teoria Geral do emprego, do juro e da moeda” do autor Jonh Maynard Keynes, e no âmbito empírico, foi a crise de 1929, a famosa “queda da bolsa de Nova Iorque”.
A década de 30, nos EUA foi marcada por grandes desempregos, pois a economia do país estava hiper baixa, empresas faliam a todo momento, e automaticamente, pessoas eram demitidas. Pela primeira vez os economistas se encontravam em um grande desespero, pois o desemprego era persistente e crescente. Entre várias conseqüências dessa tragédia, podemos citar a queda nas produções e nos preços de exportações. Esse caos foi sentido por praticamente todo o mundo.
Os principais problemas nessa época eram o desemprego, a queda na renda e no total da produção da economia. Diante desta situação, medidas deveriam ser tomadas para reverter esses