macroeconomia
1º) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da
Microeconomia.
R= A microeconomia é aquela que analisa a formação de preços no mercado, a interação entre a empresa e consumidor. Preocupando-se com a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção. Sua analise é mais fechada, sendo do consumidor individual ou empresa.
A macroeconomia estuda a economia como um todo, levando em consideração a produção, geração de renda, variação de preços e o comercio externo, além do PIB (Produto Interno
Bruto). Um estudo mais amplo, estudando região ou nação.
2º) Explique, resumidamente, os objetivos de política macroeconômica.
R= Seu objetivo é estudar as variações econômicas que ocorrem em um determinado país, de tal modo, que possa traçar um perfil de crescimento ou de recuo na economia da região em estudo, assim podendo auxiliar seus governantes quanto as taxas de juros e impostos.
3º) Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Justifique sua resposta.
R= Não. O controle da inflação ajuda no crescimento nacional, porém não significa uma distribuição igualitária de renda.
4º) Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.
R= É possível haver distribuição de renda durante o crescimento econômico. Porém não foi o ocorrido no Brasil durante o `` Milagre Econômico´´, pois oque houve foi uma bruta concentração de renda.
5º) Resuma os instrumentos de política econômica.
R= Política Federal: Dispõe da política tributária e de gastos.
Política Monetária: O controle do governo sobre a quantidade da moeda e títulos públicos.
Política Cambial e Comercial: Controle sobre as variáveis do setor externo. A cambial sobre as taxas de cambio e a