Macroeconomia
Macroeconomia Estuda as relações entre a renda, nível de emprego, preços, poupança, exportações e investimentos.
PIB - Soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. Quanto mais produção maios o PIB.
-Empresas estrangeiras que atuam na região também entram no PIB.
-Apenas bens e séricos finais
PIB nomial --- preço no ano em que o produto foi produzido
PIB real --- escolhe-se um ano base
Agregados do PIB :
CONSUMO: quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai, ou seja, depende do salário e dos juros, pois as pessoas só gastam mais com os juros menores, sendo assim o consumo aumenta e o PIB cresce.
INVESTIMENTO: Se as empresas crescem, elas compram mais, aumentam suas atividades, contratam mais, porem se os juros aumentam, a empresas não crescem.
GASTOS DO GOVERNO : Quanto mais obras o governo faz, mais pessoas são contratadas, sendo assim há um maior gasto com materiais de construção. Elevando a produção da economia.
BALANÇA COMERCIAL: É a diferença entre as exportações e importações. Quando as exportações superam as importações, o saldo fica positivo,ou seja, ´´superavit´´. Por outro lado, quando o efeito é contrario, ´´´ficitaria´´, o saldo fica negativo. Ou seja, quando superávit, mais dinheiro entra no país, portanto, maios o PIB.
A POLITICA MACROECONOMICA PROCURA SEMPRE GERAR UM ALTO NIVEL DE EMPREGO (PIB), ESTABILIDADE DE PREÇOS (INFLAÇAO), DISTRIBUIÇAO DE RENDA E CRESCIMENTO ECONOMICO.
INFLAÇAO - É a queda do poder de compra, aumento do nível geral de preços.
-Inflação de custo: associada à oferta, ou seja, a demanda permanece constante, mais seus custos aumentam por algum motivo. Fazendo com que os preços sofram alterações
-Inflação de demanda: A demanda é muito grande em relação à produção, causado pelo crescimento dos meios de pagamento (selic baixa) que não é acompanhado pelos meios de produção.
-Na inflação, as pessoas não investem em carros, pois elas