Eletricidade circuito triangulo
Ponte Wheatstone
Circuitos Elétricos – Ligação em ∆ e y
Estância Turística de Santa Fé do Sul- SP
2013
Ponte de Wheatstone
Embora tenha esse nome a Ponte de Wheatstone foi inventada por Samuel Hunter Christie (1784-1865) que a expôs em 1833 pela primeira vez, enquanto Sir Charles Wheatstone (1802-1875) teve por sua tarefa torna-la popular.
Para o circuito em ponte de Wheatstone, o qual também era chamado “medidor diferencial de resistência”, utiliza-se de um arranjo com quatro resistores, um galvanômetro e uma bateria. É utilizado quando se necessita obter medidas de valores da resistência elétrica de condutores, ou suas variações, com muita precisão. Por ser um critério de menor sensibilidade a problemas na calibração ou na precisão dos padrões de referência, para ajustá-lo é usado na ponte o conceito de detecção de zero. Pensando-se como exemplo o circuito abaixo, enquanto existe igualdade nos valores das resistências Rx, Rd, R1 e R2, assim como os potenciais em c e d, não ocorre circulação de corrente pelo galvanômetro. Quando se busca descobrir uma resistência desconhecida, através dos valores das outras três já conhecidas é possível fazê-lo quando houver equilíbrio na ponte, uma resistência ajustável calibrada para uma das resistências já conhecidas permite que se procure o equilíbrio da ponte.
Montagem experimental de uma ponte de Wheatstone
No exemplo abaixo entre A e B a alimentação é estabelecida através da fonte de tensão, já entre C e D conecta-se um galvanômetro com a função de indicar a corrente.
É feita uma ligação em série com a resistência e a fonte de tensão, limitando totalmente a corrente da associação e não sendo parte da ponte.
Havendo uma diferença de potencial entre os pontos C e D, será acusada através do galvanômetro a passagem de corrente,