Macroeconomia
Processo pelo qual uma emissão inicial de base monetária propicia um acréscimo dos meios de pagamentos. Corresponde ao inverso da taxa de reservas. Dessa forma, quanto menor a taxa de reservas, maior o poder de multiplicação de moeda do sistema bancário.
Exemplo: (supondo que bancos mantenham 40% como reservas totais)
[pic]
Essa seqüência constitui uma progressão geométrica decrescente, no caso de 0,6. Para avaliarmos o total de depósitos do banco com base no depósito inicial, será necessário realizar a soma dos termos de uma PG com razão menor que 1.
∑PG = a . 1 / 1 – q
Sendo:
∑PG = Soma dos termos de uma PG a = 1º termo da PG q = Razão da PG
No exemplo:
∑PG = 100 . 1 / 1 – 0,6 = 250
Demanda de moeda
Existem três motivos para demanda moeda, quais sejam: • Transação: pessoas retêm moeda para efetuar pagamentos que vencem antes da data de recebimento de sua renda, ou seja, para fazer face à diferença de datas entre os recebimentos e os gastos. Depende do nível de renda: quando a renda aumenta, aumentam os gastos e os saldos de moeda mantidos para harmonizar esses fluxos também devem aumentar. • Precaução: a incerteza quanto as datas de recebimentos e pagamentos faz com que as pessoas retenham uma parcela de moeda. Também depende do nível de renda.
Os agentes econômicos necessitam de moeda para efetuarem aquisição de bens e serviços. Quanto maior a renda de um agente maior o valor das transações que realiza e conseqüentemente maior sua demanda por moeda mT = MT / P = mT (y) = k(y) • mT = valores reais da moeda demandada com finalidades transacionais • MT = Valores nominais da moeda demandada com finalidades transacionais • k = Montante de Capital instalado em uma empresa [pic]
• Especulação: Segundo Keynes, as pessoas demandam moeda não apenas para satisfazer as transações correntes, mas para especular com títulos, imóveis, etc. Quanto maior a taxa de juros, maior interesse