Macroeconomia
Os regimes cambiais são definidos pelo grau e tipo de intervenções utilizadas pelo banco central.
Regimes Cambiais são:
Flexíveis ou Flutuantes: quando seu valor é determinado no mercado de divisas através de interação das forças de oferta e demanda.
Flutuação o valor da taxa de câmbio no mercado se alterará à medida que haja mudança em outras variáveis que influenciam a demanda e a oferta de divisas. A demanda por divisas é afetada, além da taxa de câmbio, pelas seguintes variáveis.
(1) Nível do Produto Interno (Y) - é de se esperar que, quanto maior Y, maior será a demanda por importações do País e, portanto, a demanda por moeda estrangeira;
(2) Nível geral de Preços Interno (Pi) e Externo (Pe) - coeteris paribus, caso Pi aumente, o preço real das importações em moeda nacional diminuirá e, portanto as importações e a demanda por divisas serão incentivadas; caso Pe aumente, o preço real das das importações em moeda nacional se elevará e, portanto as importações e a demanda por divisas serão desestimuladas;
(3) Taxa de Juros Interna (Ii) e Externa (Ie) - coeteris paribus, caso Ii, se eleve, haverá um incentivo à entrada líquida de capitais no País, pois ela se tornou mais atrativa que a externa, logo a oferta de divisas no país aumenta, com uma demanda constante; caso contrário, se Ie aumentar, ocorrerá um estímulo á saída líquida de capitais para o exterior, já que ela está mais alta que a interna logo a oferta de divisas diminui, com uma demanda constante.
(4) Produto Interno Bruto (PIB)
O regime cambial adotado pelo Brasil atualmente é o câmbio flutuante. Ou seja, quanto mais dólar tiver em circulação no Brasil (seja por investidores, turistas ou etc.) menor a cotação do dólar. Se os investidores saírem e levarem o dólar a cotação vai subir.
2- É permitido utilizar cartão de credito para pagamento de um produto importado. Qual o valor máximo da operação.
É permitido realizar compra de um