Macroeconomia
Curso: Administração Pública
Matéria: Macroeconomia
Tutora: Marineide Novais
Grupo:
Anchieta da Silva Abreu
Irisani Silva Oliveira
Josélia Santos de Oliveira
Juliane de Souza Rocha Silva
Miraildes Oliveira Borges
Samyli dos Santos Peixoto
Thayse Santana Coelho da Silva
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Jequié, 29 de Novembro de 2010
Questão 1. Argumente sobre as necessidades de fazermos considerações no curto e longo prazos para entendermos as curvas de oferta agregada, enquanto que para as curvas de demanda agregada estas considerações não são relevantes.
O modelo de curva de demanda e oferta agregada é usado para tentar explicar as flutuações econômicas no curto prazo, sendo que a curva de demanda é mais simples do que a de oferta, pois as alterações que ocorrem em suas formas ao longo do tempo não modificam a sua estrutura descendente, ao contrário do que ocorre com a curva de oferta agregada. A curva de demanda agregada mostra a quantidade de bens e serviços que os consumidores e empresas querem adquirir a cada nível de preço. A curva de oferta agregada mostra a quantidade de bens e serviços que as firmas querem vender a cada nível de preço.
Questão 2. O fato de a curva de demanda agregada ser negativamente inclinada é decorrente da mesma razão de as curvas de demanda na Microeconomia também serem negativamente inclinadas?
Não, pois a curva de demanda agregada é negativamente inclinada em decorrência de: Consumo (Uma redução no nível de preços levam os indivíduos a se sentirem mais ricos e os encorajam a gastar mais), Investimento (Uma redução no nível de preços reduz a taxa de juros, que encoraja um aumento nos gastos com investimento) e Exportação Líquida (Uma redução no nível de preços reduz a taxa de juros que deprecia a taxa de câmbio, levando a um aumento das exportações líquidas).
Já a inclinação da curva de demanda