Macroeconomia
1-1 Definição e Objetivos
Há duas vertentes fundamentais na ciência econômica: a microeconomia e macroeconomia. Como essas vertentes se diferenciam entre si?
Enquanto a microeconomia estuda a produção e os preços de mercados específicos, a macroeconomia se ocupa do estudo das variáveis agregadas ou a soma das variáveis menores. Isto é, da produção total da economia (produto agregado) e renda, investimentos, poupança, nível geral de preços, emprego/desemprego, taxa de juros, estoque de moeda, taxa de câmbio e balanço de pagamento.
Entretanto, ao tratar os mercados de forma global a macroeconomia negligencia as unidades econômicas individuais, como família, firmas e o comportamento nos mercados específicos. Em compensação tem a vantagem de permitir estabelecer relações entre grandes agregados e proporcionar melhor compreensão de algumas das interações mais relevantes da economia como o mercado de bens e serviço com o mercado de trabalho e monetário.
Os macoreconomistas buscam dessa forma simplificar a explicação sobre o comportamento das variáveis agregadas. Por exemplo, em vez de acompanhar os diversos bens e serviços e seus respectivos mercados de venda, eles prendem-se a idéias de que existe somente um bem com apenas uma curva de demanda e oferta, em vez de acompanhar milhões de curvas de demanda e oferta que existem no mercado real. Criam modelos macroeconômicos que são formas lógicas e internamente consistentes de descrever o funcionamento de uma economia.
Com as simplificações os macroeconomistas enfocam a Economia como se fosse constituída de uma parte real e outra monetária, que por sua vez são subdivididas em quatro partes, onde cada subdivisão tem suas variáveis a serem determinadas:
a) parte real - está subdividido em mercado de bens/serviços e mercado de trabalho.
No mercado de bem/serviços as variáveis determinadas são Produto Nacional e Nível geral de Preços; enquanto no mercado de trabalho as