Macroambiente
Ambiente Demográfico; Ambiente Econômico; Ambiente Natural; Ambiente Tecnológico; Ambiente Político legal; e Ambiente Sociocultural.
AMBIENTE DEMOGRÁFICO: As forças macroambientais desse ambiente que devem ser monitoradas por duas razões principais: o possível esgotamento dos recursos limitados e o crescimento populacional. Composição da População: o fator aqui esta na variação da sua composição etária e dentre deste há 6 grupos de faixa etária: pré-escolas, crianças em idade escolar,adolescentes, adultos jovens de 25 a 40 anos, adultos de meia-idade de 40 a 65 anos e adultos idosos com idade superior a 65 anos. Mercados Étnicos: a razão está em que países variam em sua composição étnica e racial e cada grupo tem desejos e hábitos de compras diferentes. Níveis de Instruções: as sociedades dividem-se em 5 níveis de instrução: analfabetos,segundo grau incompleto,completo, pessoas com diploma universitário e com especialização. Padrões de Moradia: geralmente é visto da composição de solteiros que vivem sozinhos, casais homo e heterossexuais, famílias com um único adulto, casais sem ou com filhos ou que não vivem com os filhos. Movimentação Geográfica da População: é dado pela migração de áreas rurais para áreas urbanas e têm haver com hábitos, bens, e serviços. Mudança de Mercados em Massa para Micromercados: o efeito aqui é a fragmentação de mercado de massa em numerosos micromercados diferenciados pelas forças e fatores. Estes devem ser monitorados, pois necessariamente o crescimento populacional não significa crescimento de mercados e a composição da população e de seus mercados étnicos, além de ser abrangente deve mesmo tempo oferecer a cada geração, etnia e cultura, algo especificamente desenvolvido para ela.
AMBIENTE ECONÔMICO: Dado os mercados é necessário que os mesmos sejam imbuídos de poder de compra e este depende de renda, poupança, endividamento e disponibilidade de crédito. As forças macroambientais desse ambiente