Macro
No Brasil, o mercado varejista apresenta um grande crescimento principalmente quando o assunto é tecnologia. O comportamento de consumo esta diretamente ligado ao estudo dessas novas tecnologias que buscam aperfeiçoar a experiência de compra e consequentemente o aumento das vendas.
O crescimento e a vinda de grandes redes varejistas fez com que o mercado se aquecesse, gerando um foco e estudo maior em tecnologia para este segmento. Hoje é possível a realização de compras com um simples toque no smartphone e em prateleiras virtuais. o Brasil é o líder em vendas de smartphones, superando a Alemanha e França segundo um estudo realizado pelo Ipsos Media CT – com o auxilio do Google, – MMA (Mobile Marketing Association) e o IAB (Interactiev Advertising Bureau) divulgou dados sobre o hábito de utilização e de consumo em smartphones em mais de 40 países.
O estudo, comprova que 14% da população brasileira tem um smartphones, ou seja, 27 milhões de usuários. Além disso, a pesquisa revela que o uso de smartphones no País tem transformado o comportamento dos consumidores. Quando se trata da área de comércio, 80% pesquisam produtos ou serviços nos smartphones e 31% compram diretamente dos seus dispositivos. Desta forma, pode-se afirmar que os smartphones são uma excelente alternativa para novas tecnologias como os aplicativos que se adaptam aos hábitos e a comodidade de compra dos consumidores.
As telas de LCD que transmitem um conteúdo interativo, promoções e diversas ferramentas e soluções são espalhadas pelo mercado e evitam a irritabilidade nas esperas de filas, transmitindo um conteúdo dinâmico e matérias patrocinadas que prendem a atenção do consumidor, além do seu principal objetivo que é a propaganda.
Pesquisas apontam que 72% dos consumidores buscam mais informações sobre os produtos nos pontos de venda, razão pela qual 76% das compras não são planejadas, na sua maior parte (65%) é do sexo feminino e passa cerca de 35 minutos na loja.