Macro e Microeconomia
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. A macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis(o comportamento de todos produtores versus o comportamento de todos os consumidores). Por outro lado a microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades(individuais), tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações (o comportamento individual de consumidores e produtores).
2)QUAIS SÃO OS PRESSUPOSTOS CLÁSSICOS E OS PRESSUPOSTOS KEYNESIANOS?
Pressupostos clássicos: O modelo clássico parte do pressuposto fundamental de que o mundo econômico é governado por leis naturais, as quais, se forem deixadas a funcionar livremente, produzirão sempre os melhores resultados possíveis. Os clássicos acreditavam que a economia tende a se estabilizar no pleno emprego, a igualdade entre oferta e demanda de emprego, e para isso existia uma flexibilidade de preços e salários. Diziam também, que a quantidade de moeda afeta os preços. Além disso, consideravam a lei de Say: “a oferta cria sua própria procura”.
Pressupostos Keynesianos:
1) QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MACROECONOMIA E A MICROECONOMIA?
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. A macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis(o comportamento de todos produtores versus o comportamento de todos os consumidores). Por outro lado a