Macro Economia
Nesse caso, para estimular a demanda agregada, devemos optar pela política Expansionista, além de aumentar a demanda combate o desemprego.
Os instrumentos são: Política Fiscal, Monetária, Cambial ou Comercial e de Rendas.
OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA SÃO: AUMENTO DOS GASTOS DO GOVERNO E/OU REDUÇÃO NOS IMPOSTOS.
QUESTÃO 02: EXPLIQUE PORQUE UMA DESVALORIZAÇÃO DO REAL É UM INSTRUMENTO DE POLÍTICA CAMBIAL QUE ESTIMULA A DEMANDA AGREGADA. (VALOR = 0.50)
Por que desvalorizando a moeda nacional frente às moedas estrangeiras, o produto interno ficará mais barato em relação ao produto externo, o que estimularia as exportações e desestimularia as importações.
QUESTÃO 03: CITE AS 04 FORMAS DE O GOVERNO OBTER RECEITA. (VALOR = 0.50)
São elas: Arrecadação de impostos diretos e impostos indiretos contribuições à previdência social e cobrança de taxas pela prestação de serviços.
QUESTÃO 04: PORQUE EM PAÍSES COMO O BRASIL, A RENDA LÍQUIDA DO EXTERIOR É NEGATIVA? (VALOR = 0.50)
Por que enviamos mais rendas para o exterior, como forma de pagamento pela utilização dos fatores de produção, do que recebemos renda dos países estrangeiros. Nós utilizamos mais fatores de produção estrangeiros do que enviamos fatores de produção brasileiros ao exterior, portanto, nosso PIB é maior que nosso PNB
questão 05: Confronte a teoria defendida pelos economistas da Escola Clássica com a realidade de 1929 (início da Escola Keynesiana). Qual era a proposta de Keynes? (VALOR = 0.50)
OS ECONOMISTAS CLÁSSICOS DEFENDIAM QUE O NÍVEL NORMAL DE OPERAÇÃO DE UMA ECONOMIA ERA O NÍVEL DE PLENO EMPREGO, SEGUNDO ELES, QUALQUER DESEMPREGO SERIA AUTOMATICAMENTE RESOLVIDO PELA LIVRE FLUTUAÇÃO DOS PREÇOS E SALÁRIOS.
PORÉM, A