macro ambientes variaveis
Produção de algodão e soja deve aumentar em MT, estima IBGE
Áreas reservadas para as duas culturas terão incremento.
Por outro lado, produção de milho deve reduzir.
Vívian Lessa Do G1 MT
A produção de soja e algodão em Mato Grosso deve aumentar na safra 13/14. De acordo com a primeira estimativa da temporada divulgada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (6), os produtores devem colher cerca de 2,279 milhões de toneladas de algodão e 26,528 milhões de toneladas de soja. Os volumes representam crescimento de 22% e 13%, respectivamente, em relação a produção da safra passada.
O aumento da produção é resultado da expansão da área semeada. A previsão é que o espaço reservado para o algodão passe de 486 mil hectares para 601 mil hectares.Já a área de soja deve saltar de 7,9 milhões de hectares para 8,4 milhões de hectares.
Milho - Enquanto a produção de soja e algodão aumenta, o cultivo do milho pode diminuir no estado. A estimativa do IBGE é que a produção caia para quase 20%, passando de 20,1 milhões de toneladas para 16,3 milhões de toneladas. A área deve reduzir de 3,4 milhões de hectares para 3,1 milhões de hectares na safra atual.
http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/02/producao-de-algodao-e-soja-deve-aumentar-em-mt-estima-ibge.html
_____________________________________________________________________
Parte de Economia:
Consumidor começa 2014 mais otimista consumidor brasileiro está mais otimista do que no final de 2013. O INEC (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) aumentou 2,4% em janeiro na com- paração com dezembro do ano passado, uma expressiva variação positiva para uma comparação mensal. Esse aumento é superado somente pela variação de setem- bro para outubro de 2012, quando o índice cresceu 2,8%.
O INEC de janeiro é maior que o observado em todo o segundo se- mestre de 2013 e é bastante pró- ximo ao observado em