Macro ambiente
Para que a empresa sobreviva às mudanças do macroambiente o foco tem de ser a necessidade do cliente, seu foco pode mudar, mas a necessidade é a mesma.
Escopo competitivo – as empresas conscientes ou não, estrategicamente ou não atendem determinado público alvo, vendem determinado produto e o negocio está direcionado a determinado mercado, toda empresa está posicionada dessa forma – produto no mercado; púbico alvo e posição
A diferença está no fato de algumas empresas tomarem essas decisões de maneira pensada, elas se preparam para ocupar esse espaço por planejamento, outras acabam ocupando esse espaço por uma cadeia de casualidade, ela não escolhe estar ali – coisas acontecem, clientes tomam uma direção.
Qdo a empresa opta por escolher/planejar o espaço que vai ocupar a chance de sucesso aumenta, qdo ocorre por casualidade a chance de falir é muito grande.
Temos esses exemplos de acordo com marcas que qdo pensamos já vem uma marca na cabeça (sabão em pó – pensamos em OMO), sendo assim qto mais presente sua marca está na cabeça do cliente, provavelmente é pq o seu espaço no mercado está mais bem definido.
Outro exemplo é celular, pensamos em várias marcas ao mesmo tempo, pois as marcas estão se consolidando agora. A empresa que criou é a Motorola, mas hj as pessoas quase não a conhecem... outra marca é a Nokia que hj Tb não é mais tão comprada... o mercado é volátil, ou seja, muda.
Toda empresa ocupa um lugar, o que deve acontecer é ela se preparar/planejar/estruturar para ocupar esse espaço, de maneira que sempre ocupe esse espaço, é importante pq qdo ela escolhe o espaço, ela escolhe os melhores clientes, ela escolhe o segmento que dá o melhor retorno, ela escolhe o segmento que o produto dela é mais competitivo, e tudo isso facilita o negócio... o espaço que sua empresa decidiu ocupar é chamado de escopo competitivo – pois é nesse espaço que estão seus clientes, seus fornecedores, seus concorrentes, é onde irá