Macro Ambiente
a. Situação do Macro-Ambiente:
Cada país apresenta uma realidade gerada fundamentalmente a partir do seu processo histórico, cultural e climatérico. Baseia-se nos costumes e características geográficas, entre outros. Assim, o macro-ambiente em que uma empresa se situa é influenciado por forças económicas, socioculturais, político-legais e tecnológicas.
Variável Politico-legal:
Essas forças são constituídas pelas diversas variáveis, que podem influenciar a implementação das diversas estratégias da empresa. Esta variável faz referência à legislação tributária, aos diversos incentivos especiais, à regulamentação do comércio (quer interno, quer externo), atitudes relativamente a empresas concorrentes, as leis do trabalho e até mesmo a própria estabilidade do Estado.
A Citroёn, como qualquer outra empresa, tem de respeitar as variadas leis referentes ao mercado em que se insere, neste caso o mercado automóvel, em cada país. Tal como todas as empresas que desejem manter a sua actividade, necessita de pagar impostos ao Estado.
Outra variável político-legal de impacto na gestão de qualquer empresa é a lei do trabalho. Os altos encargos, as restrições na contratação e a demissão de funcionários, requer uma organização interna na empresa, por vezes dispendiosa (área dos recursos humanos).
A estabilidade política é um assunto importante para qualquer empresa multinacional. Os gestores devem seguir rigorosos códigos de conduta na gestão dos seus negócios, o que, por vezes, leva à adopção de posturas pouco empreendedoras, devido à falta de transparência nas transacções, ao alto nível de corrupção e por vezes, à falta de rigor no apuramento dos diversos factos legais, que levam à impunidade de diversos crimes.
Variável Económica:
“Para que existam mercados, é preciso que haja pessoas e poder de compra.” O poder de compra de um indivíduo depende da renda, dos preços, da poupança e endividamento e da própria disponibilidade do crédito.
Os gestores devem ter