Maconha
BOA VISTA RR, 16 de Abril de 2013.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR CATHEDRAL
PROFESSOR: ADÔNIS MOTTA.
ACADÊMICAS: DAYANNE M. VASCO, FABIANA P. SILVA, GEZYANE ARAÚJO, ITAYNARA B. MAIA, KEROLAINE ARAÚJO, ROSÊCLÉIA B. FREITAS.
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA E ANÁLISE TOXICOLÓGICA.
TEMA: CANNABIS SATIVA (MACONHA).
CANNABIS SATIVA
BOA VISTA RR, 16 de Abril de 2013.
RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade de aborda os efeitos da CANNABIS SATIVA no organismo, bem como sua toxicocinética e dinâmica.
No decorre do trabalho também será esclarecido sobre a origem da CANNABIS SATIVA e seus principais compostos químicos.
INTRODUÇÃO
CANNABIS SATIVA popularmente conhecida como maconha, marijuana, baseado, beck e etc. É uma droga ilícita sendo a mais cultivada traficada e consumida do mundo. De origem Asiática, foi introduzida no Brasil na época das capitanias, utilizada bastante por classes baixas e foi sendo difundida com tempo entre jovens de todas as classes. A maconha é normalmente usada como fumo, às folhas e algumas vezes flores e plantas são partes usadas da maconha. O principal ativo da planta é o THC (tetra hidro canabinol), sendo ele o responsável pelos efeitos que a droga causa no organismo. O haxixe é uma preparação obtida por grande pressão que se torna uma pasta semi-sólida, que pode ser moldada sob a forma de bolotas e que tem grande concentração de THC.
CANNABIS SATIVA
Contém aproximadamente 400 substâncias químicas, entre as quais se destacam pelo menos 60 Canabinóides que são os responsáveis pelos seus efeitos psíquicos. O termo Canabinóides se refere a todos os ligantes dos receptores Canabinóides e compostos relacionados, incluindo ligantes endógenos e grande número de análogos sintéticos. O haxixe é extraído da mesma planta onde se extrai a maconha. Mais precisamente, é uma espécie de resina retirada das folhas da CANNABIS SATIVA sendo assim, possui uma concentração maior de THC, que é a substância psicoativa da