Maconha
A Cannabis Sativa, nome científico para a principal espécie que dá origem à droga popularmente conhecida como Maconha, é originária da Ásia, e possui como principais compostos: a) Tetrahidrocanabinol (THC); b) Canabinol; e c) Canabidiol.
A maconha é uma das principais substâncias psicotrópicas ou psicoativas, seu principal composto, o THC, possui a característica de causar perturbação da atividade mental, e portanto, enquadrando-se entre os narcóticos alucinógenos.
Os principais efeitos que causa no corpo humano são: a) nos olhos, provocando vermelhidão e diminuição da pressão intra-ocular; b) na boca, reduzindo a produção de saliva e causando secura e consequentemente sede e aumento do apetite; c) no coração, acelerando a frequência cardíaca; e d) nos músculos, causando relaxamento. Além dos efeitos descritos, causa diversos efeitos neurológicos, entre eles a perda de memória a curto prazo, diminuição da capacidade motora, mudança repentina do humor (euforia).
No que tange à dependência e tolerância, devemos, antes de tudo, ressaltar a distinção entre esses dois conceitos, que, embora semelhantes, são substancialmente diferentes. Enquanto a dependência representa quão difícil é para um usuário deixar de utilizar a droga, a tolerância, por sua vez, está relacionada com a quantidade que o consumidor precisa ingerir para satisfazer sua necessidade.
Desta forma, a partir de um estudo conduzido pelo National Institute on Drug Abuse, publicado pelo New York Times, o qual classificou diversos compostos entre seus graus de dependência, tolerância e intoxicação, chegou-se a conclusão que, entre as substâncias testadas (nicotina, heroína, cocaína, álcool, café e maconha), a maconha foi, surpreendentemente, a que causou, menos dependência e maior tolerância, entre todas as estudadas.
BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannabis_%28psicotr%C3%B3pico%29 (17:46 21 05 2015) http://www.infoescola.com/plantas/cannabis-sativa/ (17:55 21 05 2015)