Maconha e seus maleficios
MIRIAM FRANKEL
DA "NEW SCIENTIST"
Ratas recém-nascidas que receberam substâncias semelhantes às encontradas na planta Cannabis, usada no cigarro de maconha, se tornaram mais masculinizadas.
Essa é a conclusão do estudo feito pelo grupo da Universidade de Maryland (USA), coordenada por Margaret McCarthy.
O experimento utilizou a injeção de componentes similares às da Cannabis em ratas e observação da divisão celular na amídala cerebral --ligada aos aspectos social e emocional.
Substâncias similares às da planta Cannabi reagiram na amídala cerebral de ratas, tornando-as mais masculinas
Sem tratamento, as fêmeas geralmente apresentam uma taxa de proliferação celular na amídala que supera entre 30% e 50% a masculina.
Mas em contato com as substâncias da Cannabis, a proliferação de células se equiparou às dos machos. Além disso, o comportamento também passou a ser mais semelhante ao sexo oposto.
O pesquisador Javier Fernández Ruiz, que não participou do estudo, salientou que a pesquisa é bem convincente, mas descreve um processo fisiológico exclusivo aos ratos.
Segundo ele, não se pode concluir os mesmos resultados sobre os efeitos da Cannabis) tradicional em bebês humanos.
Egito transforma deserto em florestas utilizando água reaproveitada
O governo egípcio desafia a natureza ao regar áreas desérticas com água reaproveitada para convertê-las em florestas, cujas superfícies já equivalem ao território do Panamá.
A diferença verificada após a intervenção humana é significativa. Onde antes havia uma paisagem desértica e inóspita, agora há áreas verdes cobertas de árvores de alto valor econômico como álamos, papiros e eucaliptos.
Tudo isso foi possível graças à água que utilizam, poluem e desperdiçam todos os dias os 80 milhões de egípcios. Ironicamente, esta é a melhor opção para as chamadas "florestas feitas à mão".
"A água residual pode transformar o que