machado de assis
Após uma apresentação no ginásio uma grande chuva começa cair.
Oliveira,um dos que assistiam a apresentação,avista um moço sem guarda-chuva e oferece ajuda para dividir o seu com o rapaz de nome Magalhães.
Começam a conversarem e Oliveira pergunta para Magalhães se não está lembrado dele,e o relembra que estudaram juntos e eram muito amigos na infância.
Agora, novamente juntos, os laços se estreitam, a confiança fortalece e chegam a trocar confidências.
Oliveira era bacharel em direito,e começa a advogar com pouco êxito,tem planos de ingressar na carreira política.
Ao contrário de seu amigo,Magalhães não herdara dinheiro de sua família nem amigos políticos.Oliveira oferece ajuda e Magalhães aceita.
Com o tempo Magalhães consegue uma casa melhor,e tem uma ótima melhora financeira.
Certo dia Oliveira conta ao amigo que tem um imenso amor por Cecília,moça de uma importante família.Mas como o pai da jovem é uma pessoa muito importante ele se sente inferior para dizer á ela o que sente.
Pronto a retribuir a ajuda, Magalhães prontifica-se a ajudar ao amigo atravéz da jovem Cecília,apresentando-se à ela,e torna-se amigo da mesma.
Magalhães sempre agradece Oliveira pelo que ele o ajudou com o objetivo de impressionar Cecília passando para ela uma boa imagem do amigo.
Certa noite conversando com Cecília,Magalhães a surpreende confessando que apaixonou-se por ela; e a moça acaba se apaixonando pelo mesmo.Magalhães,depois de tentar desfazer a situação,afasta-se dela.
Tempo depois manda uma carta para Oliveira contando e lamentando que Cecília está apaixonada por ele,e que é melhor se afastarem.Oliveira vai a casa de Magalhães a qual descobre que ele estava tentando o suícidio,e logo impede.
Oliveira vê que seu amigo não teve culpa de apaixonar-se por sua amada e diz para Magalhães casar-se com ela,pois eles seriam sempre amigos.
Seis semanas depois se casaram.Embora Oliveira não frenquentasse a casa de Magalhães