macaco
Material
1 batata (sem casca)
1 tubo de ensaio (ou recipiente de vidro transparente)
Água oxigenada
Liquidificador
Procedimentos
1. Triture a batata no liquidificador, adicione 35 mL de água para facilitar o processo.
2. Filtre a mistura e reserve o filtrado (solução límpida).
3. Despeje 3 mL dessa solução obtida em um tubo de ensaio contendo 5 mL de água oxigenada e observe.
4. Ocorrerá um desprendimento de gás oxigênio (O2) caracterizado pela efervescência do líquido dentro do tubo de ensaio.
Através do aparecimento do gás oxigênio podemos perceber que a água oxigenada (H2O2) sofreu decomposição.
Por que a reação ocorre instantaneamente? A batata contém a enzima catalase, que cumpre o papel de acelerar a reação. Esta função de tornar uma reação mais rápida é papel dos catalisadores, portanto, a catalase se classifica como tal. Acompanhe a equação do processo:
2 H2O2 → 2 H2O + O2
Repita o procedimento do item 3 com o tubo de ensaio mergulhado em água quente (50 °C), o que ocorre? As altas temperaturas aceleram ainda mais a reação, o aquecimento funciona como um catalisador.
Você viu que nada acontece quando coloca a água oxigenada sobre a sua pele, não é mesmo? Mas é provável que você já tenha usado água oxigenada em um ferimento. Nesse dia, deve ter notado que a água oxigenada começou a espumar na sua ferida, da mesma forma que aconteceu com a batata.
O que faz a água oxigenada espumar, tanto no ferimento quanto na batata, é a presença de uma proteína chamada catalase. Essa proteína é uma enzima pois acelera as reações química (reações que levariam dias para acontecer, ocorrem em alguns minutos ou segundos).
A batata é rica em catalase e, portanto, é fácil de observar essa reação. No caso do ferimento, a catalase é proveniente das células vermelhas do seu