maay
A amônia, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, é uma gás tóxico, corrosivo na presença da umidade, inflamável, incolor, com odor muito irritante e altamente solúvel em água. É envasada e transportada em cilindros de aço como um gás liquefeito sob sua própria pressão de vapor, 7,87 bar a 21.1ºC.
Aplicações
Amônia é um produto muito versátil e possui uma grande quantidade de aplicações, a seguir apresentaremos algumas das mais importantes:
Amônia é muito utilizada, como agente refrigerante, em unidades de refrigeração industrial; na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, sais de amônia e uréia, além de fertilizantes contendo superfosfato e nitrogerantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia. A indústria petroquímica utiliza amônia anidra para neutralização de ácidos constituintes de óleo cru para proteger da corrosão equipamentos tais como: borbulhadores, pratos de torres de destilação, trocadores de calor, condensadores e tanques de armazenamento. A amônia é usada na extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus minérios.
Um dos processos de fabricação de acido nítrico, é a oxidação de amônia para óxido nítrico o qual posteriormente, é convertido em dióxido de nitrogênio para finalmente fornecer acido nítrico (Processo Otswald); A amônia é utilizada como fonte de nitrogênio na fabricação de explosivos tanto industriais como militares.
Pequenas quantidades de amônia são utilizadas na preparação de misturas padrão para calibração e ajuste de instrumentos de medição para controle ambiental.
Efeitos sobre o homem e toxicidade
A amônia é um gás tóxico e corrosivo na presença de umidade, agindo principalmente ao sistema respiratório, exercendo uma ação corrosiva e causando grande irritação. Sua inalação causa tosse, dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório, edema pulmonar, formação de catarro, secreção de saliva e retenção de urina. Sua presença no ar causa