M1g3g1
478 palavras
2 páginas
“Procurador de los indios”. Era assim que Bartolomé de Las Casas, frade dominicano e primeiro defensor público dos indígenas, orgulhava-se de ser identificado.Conhecido em português como Frei Bartolomeu de las Casas, era filho de um comerciante modesto de Tarifa, participou da segunda viagem de Cristóvão Colombo. Havia feito estudos de latim e de humanidades em Salamanca. Partiu para a ilha de Hispaniola ou La Española na expedição de Nicolás de Ovando, em 1502 ou 1503, chegando em 15 de abril. Como a maioria, Bartolomeu estava motivado pelo espírito aventureiro e explorador de riquezas, logo se adaptando ao estilo de vida dos colonizadores. No início, aceitou o ponto de vista convencional quanto à exploração da população indígena. Também participou dos ataques contra as tribos, e os escravizava em suas plantações. em 1507 viajou depois a Roma, onde terminou es estudos e se formou sacerdote .
Em 1510, Bartolomeu de Las Casas retornou à ilha Espanhola, agora comomissionário. A 21 de Dezembro de 1511 escutou o célebre Sermão do Adventopor Frei António de Montesinos, no qual este defendia a dignidade dos índigenas. O profundo impacto daquela pregação levaram-no a converter-se a tal causa. em 1520 Carlos I lhe deu o território hoje venezuelano de Cumaná para pôr em prática suas teorias
Em 1535 partiu para o Peru, mas o navio em que viajava naufragou no litoral daNicarágua. Lá, ele enfrentou o governador Rodrigo de Contreras denunciando o envio de escravos índios ao Peru.
Em 1536 se transferiu à Guatemala, para continuar a pregação e pôr em marcha um projeto de conquista pacífica que batizou de "Vera Paz". Entre 1537-1538 conseguiu cristianizar a zona de modo pacífico, substituindo aencomienda por um tributo pago pelos índios. Regressou em 1540 à Espanha, convencido de que era na corte que deveria vencer a batalha em favor dos índios Em 1542 o Conselho das Índias o ouviu, e suas opiniões causaram profunda impressão em Carlos V.
Atribui-se a sua influência o