M1 Pro dia nascer feliz
CCS – PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
PROFESSOR MAURO JOSÉ DA ROSA
ACADÊMICAS – DAIANE P. M. FERNANDES LENISA MARIA VEIGA
RESENHA:
DOCUMENTÁRIO PRO DIA NASCER FELIZ
Itajaí
2014
O documentário “Pro dia nascer feliz”, aborda a realidade da educação no Brasil descrevendo distintos contextos escolares, econômicos e culturais através do dia a dia das escolas de três estados, entre eles Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo onde fica explicitamente exposto a fragilidade do sistema educacional bem como dos alunos, professores e a divisão de ensino público e privado.
Logo na primeira cena do filme podemos ouvir através da voz de uma adolescente o desabafo onde ele diz: “Às vezes eu acho que é um pouco violento esse jeito como se vive no mundo e às vezes as pessoas realmente tem que deixar de lado aquilo que elas acreditam para se conservar vivas”. Quando ele se refere a deixar de lado aquilo que se acredita, na verdade está dizendo que é ter que abrir mão de ser alguém na vida, ser capaz de estudar para tornar-se um cidadão de bem com a finalidade de modificar a realidade, e através da fala deste adolescente é retratado de fato o quanto as coisas estão indo mal nos diversos contextos.
Os relatos começam na escola de Manari em Pernambuco que é o município mais pobre do Brasil, onde se tem o menor taxa desenvolvimento humano do país com renda de R$ 30,00, uma taxa de analfabetismo de 57% e analfabetismo funcional de 86%. Os professores na escola de Manari são sujeitos a educar ainda que em situações precárias como a falta de verba, materiais e até mesmo merenda. Como relata um senhor da escola em Manari: “Veja só”, vocês sabem que o dinheiro que vem para escola já é muito, aí vem mil de duzentos reais, destaca ele que quem dera esse valor fosse por mês, segundo