Lógica
O ARGUMENTO COMO DIALOGO RACIONAL
Belo Horizonte
2013
1. O argumento como diálogo racional.
§1 Nesse parágrafo é expresso o objetivo do autor ao escrever o livro, que no caso é ajudar o leitor a usar métodos críticos para avaliar de forma imparcial e razoável os pontos fortes e fracos dos argumentos.
§2 A pragmática lógica e seus métodos práticos, que se opõem à teoria lógica.
§3 Comparação da teoria lógica e a pragmática lógica. A teoria lógica, então, se preocupa basicamente com as proposições que constituem o argumento. A pragmática lógica se interessa pelo uso racional dessas proposições num diálogo, tendo em vista um objetivo, como, por exemplo, construir ou refutar um raciocínio que apoie um dos lados de uma questão controversa no contexto dialógico.
§ 4 Mostrando a distinção da teoria lógica e da pragmática lógica com uma anedota do marinheiro.
§ 5 A resposta do marinheiro.
§ 6 As consequências da resposta do marinheiro, que embora tenha usado um raciocínio que tem sentido, sofreu represálias, devido ao contexto do diálogo.
§7 O problema que é saber sobre o que é a argumentação.
§8 O problema da lógica pragmática em descobrir todos os fatores importantes do contexto do diálogo para se fazer a argumentação. Muitos destes fatores podem estar ocultos.
§9 A aplicação de qualquer teoria a objetos reais e complexos, como ocorrem em experiências e questões ordinárias, é um projeto que traz problemas exclusivos desse tipo de trabalho prático. Cada argumento em estado bruto tem que ser abordado com cuidado, e as provas fornecidas têm que ser usadas da melhor forma possível para que ele seja racionalmente avaliado.
1.1- Tipos de diálogo argumentativo.
§ 10 Conceito de diálogo e os vários tipos de diálogos que existem. Cada diálogo tem um objetivo, cuja realização depende da cooperação entre os participantes.
§11 A alteração pessoal como um tipo de diálogo que é caracterizado como o ataque à pessoa e não ao seu