Lógica
Quando utilizamos a expressão “é lógico”, como por exemplo, na frase “se eu soltar esse pincel, é logico que ele vai cair”, estamos nos referindo a algo que nos parece evidente. Por outro lado, usamos a palavra “lógica” quando queremos dizer se uma coisa faz ou não sentido. Por exemplo, podemos dizer “Isso não tem lógica!” e na verdade estamos dizendo que a tal coisa não faz sentido.
A lógica faz parte do nosso dia a dia. Em casa com a família, na escola, no trabalho. Por exemplo, quando apresentamos argumentos para defendermos uma ideia, estamos fazendo uso da lógica, uma vez que o que sustenta nossos raciocínios, o que os tornam válidos é o uso correto dos argumentos.
Se você diz que vai usar uma capa de chuva por estar muito calor, o uso do seu argumento para justificar o uso da capa é totalmente inadequado.
Sendo assim, lógica tem a ver com a forma correta de organizar os pensamentos e demonstrar o raciocínio de maneira coerente a fim de distinguir o verdadeiro do falso. A utilização da lógica é a melhor forma de solucionar problemas e atingir objetivos.
Você utiliza de lógica, por exemplo, para definir que percurso você adotará para sair de um lugar para outro tendo como base condições de trânsito, transporte, etc.
Lógica pode ser entendido como o uso correto do raciocínio.
Seguem alguns exercícios que representam o uso da lógica no dia a dia.
Em uma gaveta, haviam vários lápis de cor, sendo 8 cinzas, 7 verdes, 4 roxos, 3 marrons e 2 pretos. Retirando-se quatro desses lápis e sabendo-se que nenhum deles era cinza, nem preto e nem verde, pode-se afirmar, sem sombra de dúvida, que:
a) são todos da mesma cor
b) dois são roxos e dois são marrons
c) três são roxos e um é marrom
d) pelo menos um é marrom
e) pelo menos um é roxo
Cinco CDs de músicas de estilos diferentes (clássico, popular, sertanejo, rock e samba) encontram-se empilhados. O CD sertanejo está abaixo do clássico e acima do popular. O CD de samba está acima do rock e este está