Lógica FUZZY
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Engenharia de Controle e Automação – 10º Semestre
Nomes:
Jundiai, 2013
LÓGICA FUZZY
INTRODUÇÃO
A Lógica Fuzzy ou Lógica Difusa diferente da Lógica Clássica, que apenas permite a classificação de „Verdadeiro‟ ou „Falso‟, é capaz de atribuir valores lógicos intermediários. Trabalhar em uma lógica que permite classificar dados ou informações vagas, imprecisas e ambíguas, abre muitas possibilidades de desenvolver soluções para problemas que envolvem muitas variáveis. A utilização da Lógica Fuzzy em áreas de tomada de decisão proporciona o desenvolvimento de ferramentas heurísticas melhores para o homem, facilitando tomadas de decisão de forma mais ágil e eficaz.
Este trabalho objetiva estudo aprofundado sobre a Lógica Fuzzy, e apresentar suas aplicações, ao mesmo tempo mostrando suas funcionalidades, buscando esclarecer seus conceitos, e propiciar a novas idéias para a aplicação dessa lógica.
Lidar com fatores ambíguos, incerteza e informações vagas para a solução de problemas é uma característica do nosso pensamento humano. Para problemas de difícil solução, em que em que se necessita o auxílio matemático/computacional, trabalhar com tais fatores é difícil. A modelagem computacional convencional não trabalha com ambigüidades, pois utiliza o conceito de verdadeiro ou falso ou 0 e 1. Neste trabalho será abordada, de maneira resumida, a Lógica Fuzzy (e seus elementos básicos) desenvolvida por Zadeh, seu conceito e suas aplicações práticas.
HISTÓRICO
Na década de 60, um professor de engenharia elétrica e ciências da computação, chamado Lotfi Zadeh (1965) desenvolveu uma variação da tradicional teoria dos conjuntos e lógica booleana para tornar a análise e controle de sistemas complexos de controle mais tratáveis.
Zadeh observou que muitas regras que as pessoas usavam para fazer inferências não eram conscientes, ou seja, não podiam ser explicadas