Lógica de Programação
Resumo. Este artigo tem o objetivo de apresentar o conceito e representação da lógica de programação, focado para o desenvolvimento de aplicações computacionais.
1. Introdução Para que uma pessoa possa trabalhar com sistemas e programas, ela precisa utilizar-se de lógica de programação. Segundo Moraes (2000), lógica de programação consiste na técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Esse artigo visa demonstrar a utilização da lógica de programação na resolução de problemas, com uma apresentação das formas utilizadas para representá-la no capítulo seguinte.
2. Desenvolvendo a Lógica de Programação A lógica de programação tem como função a resolução de problemas, então uma boa forma de praticar é utilizá-la na resolução de problemas do cotidiano. Um exemplo seria retirar um objeto de uma caixa fechada e depois fechá-la, os passos seriam abrir a caixa; retirar o objeto de dentro da caixa; fechar a caixa. Observa-se que existe uma ordem para resolver determinado problema: eu não poderia retirar o objeto da caixa antes de abri-la. Vale ressaltar a importância de passar a lógica no papel para o desenvolvimento da mesma. Como exemplo será utilizado um programa que se aprende a fazer na escola, conhecido como Máximo Divisor Comum ou MDC:
MDC de a e b
1 se b = 0, então o MDC de a e b é a
2 caso contrário, o MDC de a e b é igual o MDC de b e o resto da divisão de a por b
É possível não compreender a lógica acima, no entanto na escola se aprende a fazer essa conta no caderno que não é nada mais que lógica de programação no papel. Com a prática consegue-se fazer a conta de cabeça, ou seja, dominou a lógica daquele programa. No último exemplo pode-se notar a utilização da instrução “se” e caso contrário (“senão”) além da “é igual” . Essas instruções são uma das formas mais comuns de representar a lógica de programação, que será visto logo a seguir.
3. Representando a Lógica Com o intuito de facilitar a