Lógica de Programação
1) Defina, relacionado ao ambiente de informática, constante e variável.
Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula.
Variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário.
Constantes são usadas em expressões para representar vários tipos de valores. Em /C existem regras rígidas para determinar como devem ser escritos estes valores.
2) Defina memória do computador. Apresente os diversos tipos de memória existentes.
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. A unidade básica de memória é o dígito binário, os famosos 0 e 1, que são os dados manipulados por todo o computador.
Dois tipos de memória abrangem os outros tipos: memória principal e memória secundária. Memória principal é a memória que o processador precisa acessar para enviar os dados. Ela armazena os dados apenas temporariamente, ou seja, quando o computador fica sem energia da bateria ou é reiniciado, perde-se as informações. Possui alta velocidade e desempenho. Alguns exemplos são: as memórias RAM e memórias Cache.
A memória secundária é a memória de armazenamento. Ela serve para guardar as informações permanentemente. Ou seja, comente perde informações quando é formatada, tem arquivos excluídos ou danificados. Geralmente é mais lenta que a memória principal, mas tem uma capacidade de armazenamento superior. Exemplos de memória secundária: discos rígidos, cartões de memória, pen drives, HDs externos, etc.
Vejamos mais exemplos de memória principal e suas definições.
- Memória RAM: é um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa. Tem como características fundamentais a volatilidade, ou seja, seu conteúdo é perdido quando o