ló es fiel
Apesar de poderem existir mais de dois alelos para a determinação de um determinado caráter, um indivíduo diplóide apresenta apenas um par de alelos para a determinação dessa característica, isto é, um alelo em cada lócus do cromossomo que constitui o par homólogo.
São bastante frequentes os casos de alelos múltiplos tanto em animais como em vegetais, mas são clássicos os exemplos de polialelia na determinação da cor da pelagem em coelhos e na determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO em humanos.
Pelagem de coelho
Podemos classificar as diferentes raças de coelhos segundo diversos critérios anatômicos e/ou morfológicos, tais como tamanho das orelhas (grande, média ou pequena), inserção delas no corpo (eretas em U, eretas em V, pendentes ou caídas), pigmentação dos olhos (pigmentados ou despigmentados), papadas (simples, dupla, tríplice, papada de avental, papada lateral, botão de macho), entre muitíssimas outras. Porém, existem algumas classificações consideradas principais, pois consideram aspectos econômicos importantes. São quatro as principais: pelagem, comprimento dos pelos, porte físico e aptidão. Essa nota técnica, especificamente, tratará da pelagem, a qual está dividida em três categorias básicas de coloração: monocolores, malhados e cutias. É de extrema importância conhecer alguns termos. Por exemplo, “pelagem” ou “casaco” é o conjunto de pelo, subpelo e pele, enquanto “coloração” ou “cor” referem-se à